quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

o magusto em Gondifelos


No passado dia 11 foi dia de S. Martinho e nenhuma escola deixou passar o dia sem o seu Magusto.

Em Gondifelos, o S. Martinho também não foi esquecido.
O ditado popular refere que “toda a festa quer véspera” e como tal a semana anterior foi aproveitada pelos alunos do 1º ciclo e familiares para a realização da embalagem que recebesse as castanhas. Esta, tinha de ser executada com materiais reciclados, como é tradição encontrar nas feiras e festas da época.
Surgiram importantes “obras de arte” que ornamentaram o átrio exterior da escola P3 durante uma semana. Professores e comunidade apreciaram com satisfação os dotes artísticos da comunidade.
Após dias de chuva intensa, mais uma vez S. Martinho fez o “milagre” e presenteou-nos o dia 11 de novembro com sol radioso para possibilitar a comemoração deste dia, tão esperado pelos alunos.
Durante a manhã, várias atividades relacionadas com a efeméride foram desenvolvidas na sala de aula das turmas de pré-escolar e 1º ciclo. À tarde todos os alunos, com entusiasmo e alegria, se reuniram no pavilhão da escola P3 para assistir à lendária dramatização de S. Martinho por brilhantes atores (os alunos do 4º ano). Os alunos do 3º ano apresentaram os provérbios recolhidos junto da família e os mais pequeninos, do pré-escolar, exibiram os seus dotes musicais com canções alusivas ao tema. De seguida o recreio exterior foi o palco da brincadeira: roda à volta das castanhas a assar na fogueira, saltos por cima dela, fumo, euforia, ...
As castanhas ficaram assadas e prontas para colocar nos cartuchos. Estavam “quentinhas e boas” acompanhadas pelo sumo. A brincadeira continuou e  enfarruscaram as mãos e a cara uns dos outros.  Foi um dia de alegria, satisfação e tradição.
______
Imagem: Adelina Oliveira
Edição:Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: