quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

#22 - Os magustos e o Quadro de Honra

Vigésimo segundo episódio:

No passado dia 11 foi dia de S. Martinho e nenhuma escola deixou passar o dia sem o seu Magusto.
Em Cavalões o dia acordou solarengo. São Pedro e São Martinho fizeram umas tréguas e os dias de chuva deram lugar a um sol radioso e quentinho.  São Martinho estava em festa, comemorava o seu dia e nós, aqui na escola, também quisemos participar nos festejos com diversas atividades alusivas a este dia.
Da parte da manhã visualizamos a tradicional lenda de São Martinho, no quadro interactivo, e dedicamos algum tempo à expressão plástica. Fizemos cartuchos para aconchegar as castanhas quentinhas que iriamos assar mais tarde.  Enfeitamos os cartuchos com a “Maria Castanha” e cada um de nós completou o trabalho com enfeites a seu gosto.  Para completar as “brincadeiras” da manhã cantamos uma canção alusiva a este dia.
À tarde, com a colaboração de alguns pais, assaram-se as castanhas num fogareiro para estas ficarem menos enfarruscadas e não nos sujarem as mãozinhas delicadas. Enquanto o perfume das castanhas assadas pairava no ar, fizemos uma fogueira com caruma para que todos pudéssemos pôr à prova a nossa capacidade de saltar sem nos queimarmos. Depois das castanhas assadas todos se deliciaram com este fruto do outono tão saboroso e perfumado. Para ajudar a empurrar as castanhas bebemos sumo de laranja.
Já o sol começava a querer fugir quando nós começamos a saltar à fogueira. No fim, com a cinza que restou enfarruscamo-nos todos de tal maneira que quase só se viam os olhos.
Foi sem dúvida um dia diferente e bastante divertido.

Em Gondifelos, o S. Martinho também não foi esquecido.
O ditado popular refere que “toda a festa quer véspera” e como tal a semana anterior foi aproveitada pelos alunos do 1º ciclo e familiares para a realização da embalagem que recebesse as castanhas. Esta, tinha de ser executada com materiais reciclados, como é tradição encontrar nas feiras e festas da época.
Surgiram importantes “obras de arte” que ornamentaram o átrio exterior da escola P3 durante uma semana. Professores e comunidade apreciaram com satisfação os dotes artísticos da comunidade.
Após dias de chuva intensa, mais uma vez S. Martinho fez o “milagre” e presenteou-nos o dia 11 de novembro com sol radioso para possibilitar a comemoração deste dia, tão esperado pelos alunos.
Durante a manhã, várias atividades relacionadas com a efeméride foram desenvolvidas na sala de aula das turmas de pré-escolar e 1º ciclo. À tarde todos os alunos, com entusiasmo e alegria, se reuniram no pavilhão da escola P3 para assistir à lendária dramatização de S. Martinho por brilhantes atores (os alunos do 4º ano). Os alunos do 3º ano apresentaram os provérbios recolhidos junto da família e os mais pequeninos, do pré-escolar, exibiram os seus dotes musicais com canções alusivas ao tema. De seguida o recreio exterior foi o palco da brincadeira: roda à volta das castanhas a assar na fogueira, saltos por cima dela, fumo, euforia, ...
As castanhas ficaram assadas e prontas para colocar nos cartuchos. Estavam “quentinhas e boas” acompanhadas pelo sumo. A brincadeira continuou e  enfarruscaram as mãos e a cara uns dos outros.  Foi um dia de alegria, satisfação e tradição.

Por Outiz, o dia também foi de festa. Vejam o relato feito pela Eduarda, do segundo ano, sobre as atividades deste dia.

Mas o dia 15 de novembro foi a altura da grande festa de todo o agrupamento, com a entrega dos Quadros de Honra.
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos reuniu a sua comunidade educativa para homenagear os seus melhores alunos e também uma aluna pelos seus resultados em atividades extracurriculares. Foram também homenageados os professores aposentados no último ano letivo . Tudo isto aconteceu numa grande festa onde os alunos foram os principais atores e que contou com a participação do Rancho Folclórico de Gondifelos e do Grupo Musical "Pedra d'Água".

_____
Guião: Augusta Pinto, Lúcia Meira, Pedro Dias, Zélia Silva
Apresentação: Ana e Ricardo
Imagem: Adelina Oliveira, José Oliveira, Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: