segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

#23 - o mês das festas e visitas de estudo

Vigésimo terceiro episódio:

Os meninos do primeiro ano de Gondifelos estão há pouco tempo nesta escola nova e mas já conseguem explicar o que acham desta nova etapa na sua vida.

No dia 20 de novembro celebrou-se por todo o país o dia nacional do pijama. Esta iniciativa procurava chamar a atenção para as crianças que não têm uma família para viver e que se encontram em instituições de acolhimento.
Os alunos do jardim de infância e do 1º Ciclo nesse dia foram para a escola e passaram o dia de pijama. Ao longo do dia, os professores prepararam atividades diferentes de forma a lembrar as crianças desta triste realidade. Mas os alunos e as família não ficaram indiferentes e encheram dezenas de "casinhas dos pijamas" com notas e moedas para oferecer à associação "Mundos de Vida" que organizou este dia.
No fim do dia todas as crianças voltaram a casa com o sentido de "dever cumprido" e com um sorriso pois, cada um à sua maneira, ajudou um outro menino mais necessitado.

Entretanto, no dia 6 de dezembro, os alunos do jardim de infância e do 1º ciclo de Outiz foram viajar até à "Terra dos Sonhos", em Santa Maria da Feira. A Associação de Pais de Outiz, como já tem vindo a fazer nos últimos anos, voltou a oferecer uma visita de estudo "natalícia" aos seus alunos.
Ao início da tarde, os alunos estavam a postos para se deslocar para a terra do Natal. Depois de uma viagem de autocarro, lá estavam eles, cheios de sorrisos e entusiasmo, prontos para entrar no parque.
Lá tiveram a oportunidade de assistir a espetáculos de teatro, escalar árvores e até descer em slide. Alguns meninos foram até à "Casa do Pai-Natal" e outros até conseguiram fazer festinhas a dragões que andavam lá pelo espaço.
Ao final da tarde, já de noite, voltaram para a escola. Estavam cansados mas felizes e com vontade de lá voltar, dentro em breve!

_____
Guião: Pedro Dias
Apresentação: Alexandre e Matilde
Imagem: Adelina Oliveira e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: