segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Sessão de sensibilização para o Daltonismo

Os alunos do terceiro ano da escola de Outiz receberam no passado dia 6 de dezembro uma visita muito especial. Quando a visita terminou os alunos saíram da sala de aulas mais conscientes das dificuldades e obstáculos que as pessoas daltónicas têm que superar.

Ao longo de uma hora, uma equipa da ColorADD, uma técnica de oftalmologia e duas representantes da CEVE (empresa patrocinadora desta atividade) explicaram que o daltonismo é uma condição com que muitas pessoas nascem e vivem. Também explicaram que o daltonismo não é uma doença, não se pega e que há cerca de 350 milhões de pessoas daltónicas por todo o mundo, a maioria delas sem o saber!
Durante a apresentação ficaram a conhecer o “ColorAdd”, um sistema de símbolos que ajuda os daltónicos a distinguir as diferentes cores. Entretanto os alunos tiveram a oportunidade de ver o mundo como um daltónico, através de uns óculos especiais que tiravam a cor aos objetos. Com esses óculos tiveram de identificar os lápis de cor e de pintar desenhos, sem conseguir ver as cores que estavam a usar.
Ao mesmo tempo foi realizado um rastreio ao daltonismo a todos os alunos e os resultados foram surpreendentes!
No final cada aluno recebeu um kit ColorAdd composto por uma mochila e um caderno. A turma também recebeu um diploma a certificar que participou no projeto.

Foi uma atividade muito interessante pois permitiu que os alunos fossem sensibilizados para o Daltonismo e permitiu identificar alunos que têm dificuldades em distinguir as cores, bem como dificuldades de visão.



______
créditos:
vídeo: ColorADD e Pedro Dias
edição: Pedro Dias
texto: turma 3OUT
narração: Afonso, Mara e Salvador
música: Far Away - MK2
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: