segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

#37 - os quadradinhos, as visitas e as corridas

Trigésimo sétimo episódio:

Neste episódio:
- Os alunos experimentam a banda desenhada.
- O padre Nuno Castro visitou o jardim-de-infância e a escola de Outiz.
- O teatro foi às escolas.
- Os alunos participaram no corta-mato escolar.

______
guião:Pedro Dias
apresentação: Vitor e Rodrigo (EB1 de Outiz)
imagem: Adelina Oliveira, Pedro Dias
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos




Estas últimas semanas têm sido muito movimentadas nas nossas escolas com as últimas aprendizagens a ser feitas e com visitas e saídas.

Ao longo das últimas semanas os nossos alunos têm vindo a experimentar diferentes tipos de textos. Desde o texto narrativo até ao dramático. Quando descobriram o texto em banda desenhada decidiram criar pequenas histórias feitas por eles. Assim sendo, começaram por elaborar guiões que depois transportavam para uma aplicação na internet. Depois era só imprimir e guardar no caderno as suas fantásticas criações.

No dia 13 de novembro, a escola de Outiz e o Jardim de infância receberam a visita do Sr. Padre Nuno Castro. O novo pároco não quis deixar de conhecer as crianças das escolas de Outiz. Neste dia especial os alunos, professores e associação de pais mostraram as escolas e apresentaram os alunos ao pároco. Durante a visita o ilustre padre Nuno fez algumas perguntas aos professores e respondeu a outras feitas pelos alunos. No final da visita os alunos da escola de Outiz não quiseram deixar o Sr. Padre Nuno sem levar uma lembrança assinada por todos. Foi uma visita muito agradável lá pelos lados de Outiz.

No final do mês passado as escolas do 1º ciclo do agrupamento receberam a visita da companhia de Teatro Fértil. Esta companhia trouxe às escolas a peça de teatro "Eu é quem conto". A atriz Neuza Fangueiro trouxe-nos a história de uma senhora que colecionava livros sabe-se lá onde e que veio para contar uma história. Contudo, sem querer, entrou numa outra dimensão: a da imaginação. Confusa e com outros personagens a invadi-la construiu uma história diferente, divertida e cheia de criatividade. No final alguns alunos ainda tiveram tempo de lhe fazer algumas perguntas.

No dia 11 de dezembro realizou-se mais um tradicional corta-mato escolar. Este ano, novamente, os alunos do pré-escolar ao terceiro ciclo participaram em diferentes provas que procuravam conhecer os alunos mais rápidos nos diferentes escalões e que procuravam promover hábitos saudáveis entre os nossos alunos. Vejam as classificações finais e a nossa reportagem.

Sem comentários: