terça-feira, 6 de maio de 2014

#27 O final do 2º período!

Vigésimo sétimo episódio:

No dia 24 de março de 2014 a escritora Sara Monteiro visitou a escola de Gondifelos.
A sessão realizou-se na Sala Mais, onde a escritora nos apresentou algumas das suas obras e nos contou um pouco das histórias desses livros tal como " Príncipe Perfeito", a " A Linha do Horizonte" e "Cartas de uma Mãe à sua Filha".
De seguida fizemos-lhe algumas perguntas para sabermos um pouco mais sobre a sua vida pessoal e profissional. Ficámos a saber que é professora de Escrita Criativa, que o livro que mais gostou de escrever foi "O Príncipe Perfeito" e que se inspirou nas suas filhas para escrever o livro " Contos de Moça e Mocinha".
No final da sessão a escritora ortografou alguns dos seus livros comprados pelos alunos.
Foi ótimo termos oportunidade de conhecer e conversar com mais uma escritora pois estes encontros são sempre enriquecedores .

Como o mau tempo não ajudou o encerramento do segundo período na escola de Cavalões decorreu na escola. Os alunos pegaram em tesouras, cartolinas, lápis de cor e cola e fizeram lindos trabalhos para levar para casa e como esta altura tão special o pedia, os doces não puderam faltar.

Em Gondifelos cumpriu-se, mais uma vez, a tradição pascal. Os alunos da escola-sede participaram na comunhão pascal. Antes elaboraram um belíssimo tapete colorido da escola até à igreja de Gondifelos. Depois seguiram em cortejo e na igreja toda a comunidade pode participar e glorificar este momento. Depois da eucaristia foi o momento para o convívio: todos trouxeram um pouquinho de comida que partilharam com os colegas e fez-se um pequeno banquete.

Em Outiz, este ano aconteceu uma novidade: a tradicional comunhão pascal foi realizada em conjunto entre as duas escolas de Outiz do nosso agrupamento (EB1 de Outiz e o Jardim de Infância de Outiz) e a creche "Nossa Senhora da Guia", também desta freguesia. Todos juntos encheram a igreja paroquial de Outiz e ouviram as palavras do padre Daniel e celebraram este momento tão importante para elas.
À tarde os alunos do primeiro ciclo ainda cumpriram mais uma tradição da escola: o concurso de ovos de Páscoa. Com ovos enfeitados na escola e em casa com a ajuda dos pais, a escola ficou mais bonita. Todos receberam um prémio de participação e no fim alguns alunos mais criativos também conseguiram um prémio extra para a sua criatividade.
______
guião: 4º ano (turma 1), EB1 de Gondifelos, Pedro Dias
narração: Pedro Dias
imagem: Sara Ferreira, Pedro Dias, José Oliveira
edição: Pedro Dias, José Oliveira
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: