quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ícaro TV - Os magustos e a feira de outono


Sexto episódio da ÍcaroTV:


O início do mês de Novembro é, como todos sabemos, a altura de celebrar o magusto. Este ano não foi diferente. Por todas as escolas houve fogueiras, castanhas e muita diversão.

Em Gondifelos, os alunos do primeiro ao quarto ano juntaram-se na escola P3 e, com os meninos do jardim de infância, comeram castanhas, cantaram músicas de outono e até saltaram à fogueira. Foi muito divertido reviver as tradições do outono e conviver com os colegas que estão noutra escola.

Em Cavalões também houve fogueira para saltar, castanhas para comer e até houve mais umas surpresas trazidas pelos pais. Os meninos estavam tão entusiasmados com a festa que decidiram registar para a posteridade a festa e as reações dos colegas, ora vejam:

Em Outiz o magusto estava previsto para a manhã mas como o tempo não ajudou foi preciso mudar o local da fogueira. Mas ainda houve tempo para comer castanhas e saltar à fogueira. De tarde, já com o sol a espreitar, todos quiseram fazer uma visita à fogueira e pintar a cara com as cinzas da festa!

Na sexta-feira dia 11, à noite, foi a altura de celebrar o magusto de também de entregar os prémios do quadro de honra. Este ano foram várias as dezenas de alunos premiados com tão grande distinção. A festa começou com um número de dança apresentado pelos meninos do segundo ciclo. Logo de seguida o diretor do agrupamento, Jones Maciel, dirigiu algumas palavras aos presentes e passou-se à entrega dos prémios do quadro de honra.
Várias dezenas de alunos do 2º ao 9º ano receberam os seus prémios relativos ao bom aproveitamento no ano letivo passado. No final da entrega todos se dirigiram para a sala de convívio junto ao refeitório onde uma surpresa chegou para animar todos: o Rancho Folclórico de Gondifelos. E foi assim, com muita animação, castanhas canções e danças que terminou a noite.

No domingo seguinte, dia 13, logo pela manhã, a associação de pais de Outiz organizou junto à igreja uma feirinha de Outono com produtos recolhidos e oferecidos pelos pais e familiares das crianças da escola e do jardim de infância. Havia de tudo: desde galinhas e coelhos, até bolos e doces passados pelas mais variadas frutas e legumes. Os habitantes de Outiz foram aparecendo para colaborar nesta iniciativa que procurava angariar fundos para as atividades da associação de pais.



________
Texto: Pedro Dias
Apresentação: Alunos do 3º ano da EB123 de Gondifelos
Video/fotos:  Sara Ferreira (EB1 de Outiz), Daniela Silva (EB1 de Outiz), Dores Meira, Pedro Dias
Edição: Pedro Dias

1 comentário:

Jones Maciel disse...

Mais uma vez estão de parabéns pelo vosso trabalho, que vem melhorando progresssivamente. Penso que um dia destes devemos convidar a TVKTVê da DREN para vir reportar este projeto.