segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ícaro TV - o mês de outubro


Quinto episódio da ÍcaroTV:


No início do mês de outubro por todo o agrupamento os alunos do 3º ano abordaram o tema dos perigos das drogas, do álcool e do tabaco. Muitas foram as formas de abordar esse assunto.

Os alunos da escola de Outiz fizeram uma série de cartazes para alertar a comunidade educativa destes perigos. Vejam a reportagem do professor Pedro que conta como tudo aconteceu.

Este mês também teve atividades bem docinhas.
A professora Susana Mesquista organizou em todas as escolas por onde passa um verdadeiro “chá das 5”.

Os alunos do 3º e 4º anos foram convidados para trazer as suas chávenas e partilhar conversas e amizade entre todos enquanto se deliciavam com scones e outros docinhos. Sempre às 5 horas em ponto, aprenderam novo vocabulário de inglês e ficaram a conhecer esta famosa tradição britânica com raízes portuguesas.

Uma outra tradição inglesa é o Halloween e no nosso agrupamento esta não foi esquecida. Também com a orientação da incansável professora de Inglês Susana Mesquita, os alunos enfeitaram as salas de aulas e construíram “Jack-o’-lanterns” com abóboras e velas que trouxeram de casa.

O dia 31 de Outubro foi muito divertido. Os alunos e os professores transformaram as escolas em jardins infestados de zombies, bruxas fantasmas e vampiros. Encheram as janelas de abóboras assustadoras e até houve tempo para jogos tradicionais como o jogo da maçã.

O Halloween foi um dia muito importante pois divertimo-nos e também aprendemos muito: desde o vocabulário em inglês sobre esta tradição até a como fazer doce de abóbora a partir das sobras das cabaças! Estamos ansiosos pela próxima festa!

Com a chegada do outono o aspeto das nossas salas mudou e a mudança do tempo também parece ter inspirado os nossos colegas. Vejam a música que os meninos do 4º ano da escola de Cavalões cantaram sobre esta estação do ano:

Os alunos da turma do 3º ano da Escola de Gondifelos também se inspiraram no outono e fizeram uma animação com imagens e frases sobre a época em que estamos. Ora vejam:

E como estavam verdadeiramente inspirados, até decidiram gravar  uma poesia inventada por eles para partilhar com toda a gente.
________
Texto: Pedro Dias
Apresentação: Marta Oliveira e Rui Pereira
Video/fotos:  Aurora Pais, Susana Mesquista, Pedro Dias
Edição: Pedro Dias

7 comentários:

rui nuno disse...

Muito bom!!! Venha o próximo episódio!

Anónimo disse...

Muito bom, mesmo!

Cassilda disse...

Fantástico!!!
Parabéns a todos os intervenientes.

rui pedro disse...

Foi mesmo bom

Marina Martins disse...

Excelente!!
Estão todos de parabéns!

pedro disse...

Nao digo fantastico porque acho um termo de circo digo BRILHANTE .
parabens aos meninos e aos professores.
BRILHANTE SEM DUVIDA
PEDRO

Daniel Alves disse...

Parabéns!