segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Compasso Pascal em Outiz




No dia 5 de abril o primeiro ciclo e pré-escolar da comunidade de Outiz juntaram-se para celebrar o Compasso Pascal. Foi na escola EB1 de Outiz que os alunos do segundo e terceiro ano, receberam os colegas mais novos  do Jardim de Infância de Outiz e da Creche Nossa Senhora da Guia.

Durante a manhã os alunos mais velhos, com a ajuda de alguns pais e mães foram preparando o espaço para receber os colegas mais novos, mas também o Padre Nuno e o Compasso Pascal.

Este ano a celebração pascal teve um formato diferente: em vez de os meninos se encontrarem com Jesus na sua casa, foi a vez de eles receberem Jesus na escola. Para isso o pavilhão da escola de Outiz foi enfeitado com desenhos, cartazes flores e uma verdadeira mesa de Páscoa, cheia de doces e bolos. A Associação de Pais até construiu um maravilhoso tapete de flores para receber o Compasso Pascal. 

 De tarde, à hora marcada, organizou-se um cordão humano de crianças, ao longo da entrada da escola, que ao som da canção "Girassol" receberam  o Compasso Pascal com a Cruz, o Padre Nuno e os acólitos que tocavam as sinetas pascais.
Lá dentro cantaram-se músicas pascais, o senhor padre Nuno deixou algumas palavras para todas as crianças e todos tiveram a oportunidade de beijar a cruz. Este foi um momento vivenciado com respeito, ternura e admiração, pois algumas crianças, principalmente as mais novas,  beijaram a cruz pela  primeira vez.

No final todos se dirigiram para a rica mesa pascal e partilharam um lanche, sorrisos e muita brincadeira. Esta atividade proporcionou um convívio  saudável e alegre entre todos os elementos desta comunidade.



______
créditos:
vídeo: Pedro Dias
edição: Pedro Dias
música: Far Away - MK2
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: