segunda-feira, 4 de agosto de 2014

#30 - especial férias de verão (2ª parte)

Trigésimo episódio:

Os dias 22 e 23 de Maio, foram vividos com muita azáfama e animação pelos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo de Gondifelos, na escola sede do agrupamento, onde se realizou a décima primeira feira agrícola, gastronómica e de oportunidades.
A motivação, empenho e alegria respirou-se ao longo dos dois dias. Esta feira, aberta a toda a comunidade, contou com a colaboração e participação dos Pais/Encarregados de Educação, que forneceram produtos colocados à venda com o intuito de se angariarem verbas para a visita de estudo a realizar pelo 1º ciclo e para a ida à praia dos alunos do pré-escolar de Gondifelos.
Havia pulseiras, colares, anéis, laços e fitas para o cabelo; doces, salgados, produtos agrícolas e algumas peças de decoração e livraria para vender. Uma vez mais, foi notório o grande empenho e participação dos encarregados de educação, tanto na colaboração e venda de produtos, como na divulgação da feira.

O final do mês de maio foi a altura escolhida para as visitas de estudo, depois dos exames feitos nada como explorar cidades e instituições para ficarmos a conhecer melhor o nosso meio.
No dia 28 de maio os alunos de Gondifelos realizaram a sua visita de estudo Fizeram um “Cruzeiro no rio Douro” e visitaram o Museu dos Transportes, na Alfândega do Porto.
No navio “Tomaz do Douro” puderam admirar a espetacular paisagem e as seis pontes que fazem a conexão entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Seguiu-se a visita pedonal à Ribeira: os restaurantes, as tascas, o comércio, os turistas... Almoçaram no Parque da Cidade e foram conhecer o Museu dos Transportes: ali viram desde o mais antigo automóvel ao mais recente. A visita foi muito agradável e divertida.

As crianças de Outiz deslocaram-se de autocarro ao Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, onde usufruíram de um conjunto de atividades relacionadas com o sangue. Também visualizaram um filme sobre a importância do sangue e da doação do mesmo e viajaram pelo “interior de uma veia”. Seguidamente, dirigiram-se para a Quinta da Senhora da Conceição em Leça de Palmeira, onde almoçaram. À tarde visitaram o Porto de Leixões em Matosinhos, percorrendo todos as áreas internas do porto. Visitaram também o Farol da Boa Nova em Leça da Palmeira. Depois do lanche, dirigiram-se para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro onde os alunos observaram a aterragem de aviões.

No dia 6 de junho, à noitinha, a associação de pais de Outiz em conjunto com a autarquia e a direção do agrupamento inaugurou o relvado sintético e as obras de melhoramento que a escola tem vindo a sofrer. Foi com muita alegria que a escola se encheu com dezenas de pessoas para assistir ao cortar da fita e ao descerrar da placa que marcaram a inauguração do fabuloso relvado que agora a escola de Outiz tem. A presidente da Associação de Pais, Mónica Afonso, o vereador Ricardo e o diretor Jones Maciel agradeceram a colaboração de todos os pais no trabalho que foi feito para comprar e montar o relvado, que tão bem nos servirá nos próximos anos, e referiram que este é uma valência muito importante para toda a comunidade educativa.
Depois de cortada a fita houve música, um filme, bolo e muita alegria para distribuir por todos!

______
Guião: Adelina Oliveira, Pedro Dias
Apresentação: Lara (2º ano) e Eduarda (2º ano) , EB1 de Outiz
Imagem: Adelina Oliveira, Diana Silva, José Moreira e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: