quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ícaro TV - O dia da Alimentação


Quarto episódio da ÍcaroTV:

No dia 16 de outubro celebrou-se o dia da alimentação. Como foi a um domingo nós festejamos esta data importante na escola na sexta-feira, dia 14.
Em todo o agrupamento aconteceram uma série de atividades relacionadas com a alimentação saudável.

De manhã, na escola de Outiz, os alunos, os professores e os funcionários prepararam, deliciosas gelatinas. Com um pouco de água, gelatina em pó e muito jeitinho para mexer a mistura. Ao fim de alguns minutos já havia dezenas de copinhos cheios de gelatina! Então, com muito cuidado os copos foram colocados no frigorífico para a gelatina endurecer e ficar perfeita para comer à tardinha...

Também de manhã, nas escolas de Cavalões (S. Gonçalo e Anta) os alunos exploraram a roda dos alimentos e materiais da “Missão Crescer Saudável”. Também decoraram o refeitório e até receberam alguns crachás!
Na escola de S. Gonçalo os alunos cantaram músicas alusivas ao tema da alimentação saudável. Foi muito divertido!

À tarde, em todas as escolas houve mais atividades interessantes.
Em Outiz, as mães de alguns alunos apareceram para ajudar a preparar uma monstruosa salada de fruta! Algumas crianças até aprenderam como se prepara uma deliciosa salada de fruta e os cuidados que se devem ter com os instrumentos da cozinha como as facas. Cada criança apenas trouxe duas peças de fruta mas no final havia salada para toda a escola e até para oferecer aos vizinhos! 

Claro que também foi a altura de comer a deliciosa gelatina preparada de manhã! Quem quis repetiu e todos gostaram!

Nas escolas de Cavalões, o alimento preparado foi o "Leite-creme".
Na escola da Anta, com a ajuda da professora Augusta e da D. Isabel, os alunos aprenderam a fazer leite-creme e no fim provaram este delicioso alimento.

Na escola de S. Gonçalo, os alunos também aprenderam a receita do leite-creme e com a ajuda das professoras e funcionárias confecionaram um delicioso prato típico.

Na escola de Gondifelos os alunos do primeiro ciclo juntaram-se aos colegas do jardim de infância. A tarde foi animada por músicas, algumas delas com quadras elaboradas pelos próprios alunos. Todas as músicas tinham como tema a alimentação.

Entretanto, algumas mães confecionaram uma deliciosa salada de fruta. Na salada de fruta as mães usaram as peças de fruta que os alunos trouxeram para a escola. Todos adoraram a salada de fruta.

Este dia foi muito importante para todos nós e para os nossos amigos. É bom que nos lembremos que a saúde começa pelos bons hábitos alimentares e que “é de pequenino que se torce o pepino”.
______


Apresentação: Rafael e Daniela
Video: José Oliveira e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias

3 comentários:

Antónia Mamede disse...

Estes apresentadores da Ícaro TV têm muito jeito. Será que ainda os vamos ver na RTP? Parabéns a todos.Continuem a apostar neste canal.

Pedro Dias disse...

Obrigado Antónia, eles vão adorar o comentário.

renato disse...

belo trabalho