quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ÍcaroTV - Visita à Quinta da Fiança


Terceiro episódio da ÍcaroTV:

No 1º dia de Outono, 23 de Setembro, os alunos do 1º ciclo das escolas de Gondifelos foram visitar a Quinta da Fiança, uma quinta muito bonita, com uma enorme riqueza arquitectónica e natural.

A caminhada foi longa mas sempre animada com canções. Ao chegar à quinta abriu-se um enorme portão vermelho e foram recebidos pelo empregado da casa, o sr. Filipe.

Um largo junto à capela da quinta, com 3 oliveiras centenárias, foi perfeito para o lanche, que foi adocicado com umas uvas deliciosas oferecidas pelo sr. Filipe.

A meio do lanche chegou o sr. Amândio Carvalho, o proprietário. Cordial e carinhoso, o sr. Carvalho explicou ao pormenor a história daquela quinta com mais de 3 séculos e as várias famílias que a habitaram. Realçou a importância de preservar e recuperar, pois o que é velho também é muito valioso e importante, lembrando que as pessoas mais velhas devem ser respeitadas e aproveitadas na sua imensa sabedoria acumulada ao longo da vida.

A visita começou na capela de Nossa Senhora da Conceição. No cimo ainda preserva o sino que chamava os fiéis para a missa. No interior vê-se um altar ricamente decorado, em talha dourada, com diversas vieiras, indício de que este seria um local de repouso dos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

De seguida os alunos visitaram toda a casa, cuidadosamente restaurada, respeitando a sua arquitectura original. Na cozinha encontrava-se uma vieira esculpida numa das colunas.

O Brasão e o imponente jardim indicam a exuberância que esta quinta teve no passado.

A visita terminou na eira com o agradecimento à amabilidade e simpatia do proprietário para com os visitantes e pela sua disponibilidade em estar presente durante a visita. Brevemente voltaremos com outras notícias, aqui no canal Ícaro TV, o seu canal de notícias do nosso agrupamento…
______

Locução: Maria e Daniel
Video: José Oliveira
Edição: José Oliveira

Sem comentários: