quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

#25 - o mês das maletas (pedagógicas)

Vigésimo quinto episódio:

Falar de férias é falar de algo que todos apreciamos.
Recentemente vivemos as férias de Natal e os alunos do 1º ano da escola de Gondifelos, aqueles que ainda há pouco nos contavam o que achavam da escola nova, tiveram a oportunidade de expressar e ilustrar o que mais gostaram de fazer nessas férias.

O Cantar dos Reis é uma antiga tradição trazida até nós pelos nossos avós e pelos nossos pais. Assim, e para que esta perdure no tempo, os alunos da escola de Gondifelos viveram esta tradição indo de sala de aula em sala de aula cantar os Reis.
Cumpriu-se a tradição logo no primeiro dia de aulas, dia 6 de janeiro. Não houve tempo para confecionar as coroas, mas houve boa disposição e vozes bem afinadas. O dia terminou saboreando o bolo-rei, doce típico desta época do ano. Terminou da melhor maneira este primeiro dia de aulas.

Em Outiz, os alunos também tiveram uma agradável surpresa: os meninos e meninas e as educadoras do jardim de infância “Nossa Senhora da Guia” visitaram a escola para cantar os reis e brincar um pouco com os novos amigos. No fim levaram prendas dos colegas do primeiro ciclo e vontade de voltar para a escola no próximo ano.

Algumas turmas do nosso agrupamento estão a desenvolver o projeto “Maletas Pedagógicas” que pretende mostrar os museus de Famalicão aos alunos e aos habitantes do nosso concelho. Assim sendo começaram as visitas aos museus que foram antecedidas por uma visita preparatória à sala de aulas por técnicos dos museus.
Os primeiros alunos a sair foram os do 3º e 4º ano da escola de Outiz. No dia 9 de dezembro eles deslocaram-se à Estação Arqueológica de Perrelos, em Delães. Lá eles viram ruínas muito antigas. Ficaram a saber que os Celtiberos comiam pão de bolota e que em Famalicão e que em Famalicão existiam cerca de 11 Castros. O guia mostrou os restos de algumas casas dos Romanos e uma delas pertenceu a um ferreiro. Ficaram a saber que os Romanos também tomavam banho num tanque com a água fria e depois iam aquecerem-se. Também tinham pátios enormes para as crianças brincarem. No fim de ver tudo fizeram um jogo divertido sobre os achados arqueológicos e algumas perguntas ao senhor Paulo.

No passado dia 7 de janeiro, de tarde, as duas turmas do 4º ano de Gondifelos, foram visitar a casa de Camilo Castelo Branco, situada em São Miguel de Seide.
Quando chegaram, foram recebidos por um senhor muito simpático, o senhor Reinaldo, que lhes contou um pouco da vida de Camilo Castelo Branco. Depois ficaram a conhecer algumas das divisões da casa onde Camilo viveu o resto da sua vida, assim como alguns dos objetos que lhe pertenciam. O que mais despertou interesse foi a biblioteca/escritório de Camilo, onde havia muitos quadros, muitos livros e a secretária onde se sentava a escrever. Esta tinha dois lados iguais e por cima em forma de esquadro, havia uma caixa onde ele escrevia e guardava os tinteiros, as penas e as folhas. Por fim, visitaram a cave, onde existe um pequeno museu, com a exposição de outros objetos de interesse: os óculos de Camilo e a pena com que escrevia, a flauta do Jorge, as luvas e a bota de Ana Plácido, o cavaquinho do Nuno, entre outros. Ao chegar à escola os alunos vinham contentes e um pouquinho mais enriquecidos. Afinal, não é todos os dias que se fica a conhecer a história de vida de um grande escritor, entrando-lhe pela casa “dentro".

No passado dia 14 de janeiro, os alunos do 1º ao 4º ano da escola de Outiz foram visitar o museu ferroviário de Lousado. Lá ficaram a conhecer a história dos caminhos-de-ferro portugueses, em particular no norte de Portugal, como funcionava uma estação de caminhos-de-ferro antigamente e quem eram as pessoas que por lá trabalhavam. A viagem ao passado não podia terminar sem a entrada em várias composições. Lá, os alunos sentiram com seria uma viagem numa autêntica carruagem do século XIX de primeira e de terceira classe. No final os meninos do 2º ano tinham algumas perguntas preparadas para o guia.
_____
Guião: Adelina Oliveira, Diana Cunha, Patrícia Ferreira, Pedro Dias
Apresentação: Gonçalo e Helena (3º ano, EB1 de Outiz)
Imagem: Adelina Oliveira, Diana Cunha e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: