segunda-feira, 4 de novembro de 2013

#21: o dia da alimentação

Vigésimo primeiro episódio:

O novo ano letivo começou com novos desafios no Jardim de Infância de Gondifelos. As crianças exploram as diversas áreas da sala, vão descobrindo os materiais, jogos e definem algumas regras.
Também criam algumas rotinas diárias conversam ao longo do dia sobre diferentes assuntos.
A sala dos 3 e 4 anos recebeu um novo amigo: “ O peixinho vermelho” que com ele trouxe muitas canções, histórias e motivação para vários trabalhos de expressão plástica. Também começaram a representar o corpo humano, depois de descobrirem que este é diferente do corpo do peixinho. Com a chegada do Outono, vários trabalhos surgiram em todas as salas deste Jardim.
Na sala dos 4 anos experimentaram desfolhar milho que depois utilizaram para colagens. Os alunos da sala de 5 anos também já iniciaram atividades de articulação com os colegas do 1º. Ciclo. Estes trocaram informações acerca do Outono e leram algumas poesias relacionadas com o tema.

Mas a grande festa deste mês foi o dia da alimentação. Sim, no dia 16 todas as escolas do primeiro ciclo e algumas do pré-escolar juntaram-se para celebrar este dia tão importante!

Em Cavalões, os alunos desenvolveram várias atividades de sensibilização para uma alimentação saudável e equilibrada.
Nessa sequência foi apresentado um teatro de fantoches cujo tema era “o dentinho”, uma dramatização da história “ O Nabo Gigante” e uma canção alusiva à roda dos alimentos.
Para terminar, os alunos fizeram uma espetada de fruta com frutos variados que cada um trouxe para o efeito.
Este foi um dia diferente e divertido. Todos participaram com empenho e entusiasmo nas diferentes atividades desenvolvidas.

Em Gondifelos, o dia da alimentação foi assinalado com diversas atividades entre as quais se destaca a elaboração de uma roda dos alimentos em tamanho real, com alimentos recolhidos pelos alunos do 4º ano.
Iniciou-se a atividade com a exploração do tema “Saber comer é saber viver” recorrendo à Roda dos alimentos em cartaz. De seguida desenharam a roda numa mesa redonda, de acordo com o tamanho de cada um dos grupos de alimentos e, então, foram colocando os alimentos em cada grupo.
Parecia mesmo real…
Mas não foi só assim o dia 16 em Gondifelos. À tarde os alunos do primeiro ciclo em articulação com os meninos do jardim de infância celebraram o dia mundial da Alimentação com a recriação de umas desfolhadas.
As duas escolas juntaram-se para aprender tudo sobre esta tradição tão minhota e sobre os instrumentos agrícolas que eram usados antigamente.
Ao som de concertinas desfolharam as espigas e cumpriram todas as tradições como a do "milho-rei".
No final, os alunos mais velhos não quiseram deixar passar a oportunidade para fazer umas perguntas aos convidados da festa. As professoras também não deixaram escapar este acontecimento para ver o que os mais pequenos acharam deste dia tão especial.

Pelos lados de Outiz a escola do primeiro ciclo e o jardim-de-infância receberam duas ilustres convidadas: a Carla e a Íris da Divercook. Elas vieram mostrar aos alunos como preparar deliciosas receitas sempre com os alimentos mais saudáveis.
A atividade realizada em parceria com a associação de pais procurava valorizar os cuidados com a alimentação saudável.
Logo pela manhã as cozinheiras chegaram ao jardim-de-infância de Outiz para iniciarem o seu trabalho com os mais novos. A sessão intitulada "pequeno-almoço com energia", tratou de mostrar às crianças quais são os alimentos saudáveis e aqueles que só devem comer de vez em quando.
Ao fim de quase uma hora, esta atividade terminou com um pequeno-almoço feito, ali mesmo pelas crianças, com a ajuda das cozinheiras.

Pelas onze horas, as cozinheiras chegaram à escola do primeiro ciclo. O refeitório já estava quase pronto para a sessão: "À descoberta de novos sabores: cozinha dos sentidos".
Ao longo de mais de uma hora, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer como funciona uma cozinha, as características dos alimentos, as virtudes das vitaminas para uma vida saudável e como preparar para toda a família uma deliciosa quiche de atum e uma inesperada "bruschetta".
Pelo meio ainda houve tempo para um jogo onde as crianças puderam aprender que as vitaminas são muito importantes para proteger o nosso corpo das doenças.
No final ainda houve tempo para entrevistar as cozinheiras de serviço e descobrir valiosas ideias acerca da alimentação saudável. O Afonso do terceiro ano, pensou nas perguntas e não deixou as cozinheiras ir embora sem satisfazer a sua "fome de conhecimento".

_____
Guião: Pedro Dias
Apresentação: Francisco e Sara
Imagem e vídeo: Antónia Mamede, Associação de Pais de Outiz, Diana Costa e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

2 comentários:

Antónia Mamede disse...

Mais uma vez parabéns por esta iniciativa que aos poucos se vai alargando a todos os colegas. É sempre bom vermos o que se vai fazendo nas diferentes Escolas e Jardins de Infância. Obrigada pela partilha

Pedro Dias disse...

Obrigado Educadora Antónia.
Só é pena que não possamos colocar tudo o que se vai fazendo no nosso agrupamento. O tempo não é nosso amigo nestas situações...

Mas devagar, devagarinho, vamos dinamizando e criando sementes entre os nossos pequenos que um dia irão florir!