quarta-feira, 8 de outubro de 2014

#33 - o início do novo ano

Trigésimo terceiro episódio:

Bem, o ano escolar já começou há umas semanas mas os professores e os funcionários do agrupamento antes disso já tinham estado a trabalhar para que tudo iniciasse da melhor forma.
No dia 9 de setembro os professores juntaram-se para a primeira reunião geral. Neste dia, o diretor Dr. Jones Silva começou por agradecer a presença de todos os docentes presentes e lembrar que alguns ainda não estavam colocados. O acolhimento aos docentes começou com um vídeo motivacional, realizado pela ícaroTV, que procurou relembrar o quão importantes os docentes são na escola.
Depois foram novamente lembrados os três pontos que constituem a visão do agrupamento: “um brilho no olhar”, “uma escola participada” e “uma organização aprendente”. As áreas de intervenção prioritária para este ano letivo (em continuidade com os anos anteriores) também foram relembradas. Foram também referidas várias evidências que apontam que o agrupamento está no caminho certo: nos últimos dois anos os resultados das provas finais do nosso agrupamento têm-se mantido bem acima da média nacional, não há abandono escolar, a taxa de retenção é muito baixa, bem como o nível de indisciplina, há um plano de atividades muito rico e participado, registam-se resultados de excelência em vários concursos e competições e o agrupamento é uma escola de referência em vários projetos.
E assim foi lançado o mote para mais um ano de trabalho no nosso agrupamento com novos e reforçados desafios na dinâmica (como a aposta na criatividade e na inovação e o reforço da relação escola/família), bem como ao nível da organização (com a avaliação interna, a revisão do projeto educativo e do regulamento interno).
Desta forma os docentes e não docentes partiram motivados para um pequeno almoço-convívio onde caras conhecidas e outras nem tanto tiveram a oportunidade de por a conversa em dia e preparar novas e desafiantes atividades para os alunos do agrupamento.

Dois dias depois, no dia 11 de setembro, a comunidade docente e não docente do agrupamento de escolas de Gondifelos viveu o seu IV roteiro cultural. Este ano o destino escolhido foi a cidade e os monumentos de Barcelos.
O dia começou com o acolhimento feito pela direção aos participantes na escola sede (Gondifelos) onde o trajeto foi apresentado e foi distribuído o número mais recente do Boletim do Agrupamento. Pouco depois a comitiva partiu em direção a Barcelos onde iriam encontrar-se com técnicos da Câmara Municipal que os acompanharam ao longo da parte da manhã.
A primeira paragem foi no Convento de Vilar de Frades, em Areias de Vilar. Aí todos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o mosteiro beneditino que terá sido fundado em 556 e construído e reconstruído ao longo de séculos. Os docentes e funcionários visitaram todas as alas acompanhados por um técnico que não poupou ninguém a impressionantes descrições históricas de tão belo local. Como pontos-altos da visita todos certamente recordam a fachada principal, a igreja e os seus azulejos bem como o  coro alto.
A segunda paragem do roteiro foi o centro histórico de Barcelos. Aí a comitiva teve a oportunidade de visitar o posto de turismo, a igreja do Bom Jesus da Cruz, a Torre de Menagem o paço dos Condes de Barcelos. As tradições e as vistas barcelenses deliciaram todos e abriram o apetite para o almoço que se realizou no santuário de Nossa Senhora da Franqueira.
Ao final da tarde o grupo partiu do santuário para o museu etnográfico de Chavão. A “menina dos olhos” das gentes de Chavão, o museu que nasceu de uma parceria entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, acolheu e levou toda a gente por uma viagem ao passado e às tradições locais.
E foi desta forma que a comunidade de docentes e funcionários do agrupamento conviveu e aprendeu mais um pouco, preparando-se para a abertura de mais um ano escolar.

O grande dia da abertura foi no dia 12 de setembro.
Em Gondifelos os alunos iniciaram o ano letivo com muitas surpresas e alegrias. Os alunos mais velhos mudaram de escola e passaram a frequentar a escola sede e passaram a manhã a explorar os novos espaços da nova escola. Passaram pelo gabinete da direção, foram à secretaria, passaram pela sala do ensino especial, entraram na sala de professores e sala de reuniões e conheceram a psicóloga, viram espaços para estudar, pesquisar, jogar e entraram nos laboratórios e na biblioteca, por fim visitaram a cantina e os espaços para o recreio. Na escola P3, onde estudam os alunos mais novos a manhã foi cheia de emoções para os alunos do 2º ano, que voltaram à escola e reencontraram os seus amigos e professoras. Os novos alunos do 1º ano aos poucos foram abandonando os medos e abraçaram a nova casa que os irá acolher durante os próximos anos. Ao fim de alguns minutos já todos sorriam e se divertiam uns com os outros.
Em Outiz e Cavalões o início do ano também começou cheio de emoções pelo início de mais um ano escolar. Logo de manhã, os alunos mais novos foram recebidos pelas professoras que tudo fizeram para ambientar os alunos e lhe mostrar as valências das escolas. Os alunos mais velhos também foram conhecer as novidades que as escolas tinham preparado para eles e passados alguns minutos caloiros e veteranos brincavam todos juntos numa súmula do espírito que rege estas duas escolas: a aprendizagem e a alegria.

______
guião: Pedro Dias
locução: Pedro Dias
imagem: Adelina Oliveira, Augusta Pinto, Lúcia Meira, Pedro Dias
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

1 comentário:

Antónia Mamede disse...

Mais um novo ano se iniciou e a Icaro TV sempre a acompanhar todas as iniciativas do Agrupamento! Parabéns, Pedro pelo trabalho que estás a desenvolver. Desejo-te muito sucesso nos projetos que abraças.