segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ÍcaroTV - Roteiro Cultural 2011

Esta é a primeira reportagem da ÍcaroTV:
No dia 8 de Setembro de 2011, o Agrupamento de Escolas de Gondifelos promoveu aquele que foi o seu primeiro Roteiro Cultural. Esta iniciativa teve como principais objectivos dar a conhecer o vasto património do concelho de Vila Nova de Famalicão, e ainda dinamizar o convívio entre pessoal docente e não docente.
A viagem teve início na escola sede do agrupamento, de onde se partiu para a Fundação Castro Alves, localizada em Bairro. A produção cerâmica e a exposição são os pontos altos desta fundação.
Prosseguiu-se para a Casa Museu de Camilo, em São Paio de Seide. Um museu que opta pela diferença, no que respeita à apresentação do se espaço. Focaliza as visitas nas histórias das vidas que efectivamente habitaram aquela casa. Optam por não isolar espaços nem objectos, conferindo ao visitante, não uma ideia de passado mas de presente. Cada visitante é tratado como uma visita da família Castelo Branco, que vai conhecer a casa dos anfitriões. De salientar, neste museu, o talento dos guias, o Sr Reinaldo e D. Carla. Presentearam os seus grupos com histórias fabulosas, contadas com uma paixão ímpar, agarrando a atenção e aguçando a curiosidade de todos os presentes. Um local de obrigatória visita, para quem quer saber mais sobre a vida e obra de Camilo Castelo Branco.
O jardim do Centro de Estudos Camilianos foi o local escolhido para o almoço, em jeito de pic-nic.
A tarde foi iniciada com a visita ao museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. Por uma questão de gestão do tempo, foi feita uma apresentação prévia das salas a visitar, neste Palacete do Barão da Trovisqueira, bem como uma abordagem à importantíssima obra de Bernardino Machado, a nível nacional e local.
Na freguesia de Calendário, situa-se o Museu da Indústria Têxtil. Este é o sector principal do nosso concelho, o que traz ao museu uma importância acrescida, onde podemos realizar as dificuldades dos tempos antigos.
O Roteiro Cultural terminou com a visita ao Museu dos Caminhos de Ferro, localizado em Lousado. Um local que nos permite uma viagem ao passado e a constatação da evidente evolução dos tempos.
Aguardamos com expectativa o segundo Roteiro Cultural!


_____
vídeo: Pedro Dias
edição: Pedro Dias
texto: Susana Mesquista
locução: Pedro Dias

2 comentários:

EB1/JI de Avidos disse...

Uma excelente iniciativa!
Parabéns e Felicidades para a continuidade do projeto!

Antónia Mamede disse...

Parabéns pela iniciativa.Continuem com o projecto. Adorei a ideia.