segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sensibilização e rastreio ao Daltonismo

Procurando que a escola seja o mais inclusiva possível, conforme prevê o Projeto Educativo do Agrupamento, foram promovidas sessões de sensibilização para a doença do daltonismo, que também complementadas com que um rastreio visual aplicado a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.

A concretização deste projeto surgiu a convite da CEVE, Cooperativa Elétrica do Vale d’Este CRL, a empresa responsável pelo serviço de eletricidade no território afeto ao Agrupamento de Escolas de Gondifelos. Assim, com a colaboração de técnicas da ColorADD Social, uma Associação que tem como objetivo principal promover a integração social e a assistência em particular das pessoas portadoras de cegueira para a cor, permitiu aos alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano, perceber em que consiste o daltonismo e os constrangimentos que acarreta na qualidade de vida dos seus portadores, ficando ainda a conhecer diferentes tipos de daltonismo (monocromacias, dicromacias e tricromacias anómalas).
Assim sendo, no dia 9 de novembro, na escola de Gondifelos,  as técnicas, apresentaram um código gráfico que ajuda os daltónicos a identificar as cores e que foi criado pelo designer português Miguel Neiva, estando difundido por vários países do mundo. O código revoluciona a vida de milhões de pessoas e "o daltónico olha para um dado objecto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, por exemplo, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores”.

Com o rastreio que complementou as palestras e onde o teste de cores de Ishihara teve um papel relevante, pretendeu-se verificar até que ponto esta doença, que afeta cerca de 5% da população masculina, sendo rara entre a feminina, passando muitas vezes despercebida na fase inicial ao próprio doente, está a prejudicar alguns alunos da escola.

Como não podia deixar de ser, a ícaroTV esteve presente e registou o evento e no final até entrevistou as técnicas da ColorADD, bem como a representante da CEVE. Vejam:



______
créditos:
texto: aegondifelos.pt (adaptado)
reportagem: Eduarda Costa
vídeo: Rodrigo Torres, Rúben Gonçalves
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos


Sem comentários: