quinta-feira, 9 de abril de 2015

B(iblio) English Sessions

“One, two, three, it’s Story Time for you and me! IUPI!” =) 
Chamo-me Sandra Mónica Mesquita Ribeiro, nasci na República Federal da Alemanha e sou licenciada em Ensino de Inglês e Alemão. 
[...]Tal é o gosto pela área do SABER FAZER SER e pelo marcar da diferença no campo do ensino que em 2008/2009, consegui finalmente dar vida ao meu desejo de infância de um dia vir a ser “Contadora de Histórias” (cumprindo assim a promessa que fizera ao meu avô materno), através da implementação do Projeto B(iblio) English – do qual sou autora e única dinamizadora até ao presente momento. Mas a concretização deste sonho - que nasceu quase logo que abracei o desafio de lecionar Inglês no 1º CEB - não teria sido possível se desde logo a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão se não tivessem prestado a apoiar incondicionalmente o projeto [...].



O projeto tem como público-alvo os alunos do 1º CEB do concelho e por isso mesmo tem corrido o Município de Vila Nova de Famalicão de lés a lés - desde a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, passando pelos respetivos Polos e pelas diferentes Bibliotecas Escolares, chegando mesmo até às mais diversas salas de aula das Escolas do Município![...] 
Os diferentes títulos de histórias, áudio-histórias ou filmes são escolhidos por mim e têm sempre uma razão de ser: ou são em função do(s) “Special Day(s)” trabalhado(s) naquele mês, ou então têm a ver com alguma particularidade trabalhada naquela altura do ano letivo. 

Desta vez, [...] providenciei uma «“Next Stop: Fairyland!” Session» aos meninos do Pré-Escolar do JI de Outiz e aos meninos do 1º e 2º Anos da EB1 de Outiz, dinamizando a história “Guess how much I love you!”, de Sam McBratney;


 ... e uma «“Welcome to Bookzania!” Session» aos meninos do 3º e 4º Anos, dinamizando a história “Love, Splat”, de Rob Scotton.


Este projeto [...] também disponibiliza um chamado “My English Corner” na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que se encontra apetrechado de alguns materiais em Língua Inglesa (desde livros, CDs, DVDs, etc.) para que os Alunos, Professores e Encarregados de Educação do Município de Vila Nova de Famalicão possam levar um pedacinho do projeto para casa sempre que assim o desejem, disfrutando a seu belo prazer da possibilidade de requisitar alguns dos mais motivadores recursos que existem no que concerne a Língua Inglesa.





“Glory, glory, the end of the Story!...
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História acabada, a boca está cheia de marmelada!

A história terminou, palmas:
- para quem a contou (Teacher Monika),
- para quem convidou (os meus caros colegas Rosa Dias & Pedro Dias),
- para quem deixou [o Leitor(a)]
- e para quem muito bem se comportou e a história magnificamente recontou!”
(porque “Quem conta um conto acrescenta sempre o seu ponto!”)


Lots of kisses, Teacher Monika Ribeiro =)


Sem comentários: