domingo, 22 de março de 2015

Visita à Casa-Museu Camilo Castelo Branco

No dia 27 de fevereiro (sexta-feira), eu e a minha turma fomos visitar a casa de Camilo Castelo Branco. 
Lá, nós vimos muitas coisas. À entrada, nós vimos uma namoradeira que era onde os rapazes e as raparigas conversavam e a acácia do Jorge, que era onde ele tocava flauta. 
Quando chegámos à casa de Camilo, uma senhora mostrou-nos toda a casa onde ele viveu. Aprendemos que ele casou com uma mulher chamada Joaquina, que ele teve uma filha com ela, e quando tinha 19 anos, apaixonou-se por Ana Plácido, de quem teve dois filhos: Jorge e Nuno. Como Ana Plácido era casada com Manuel Pinheiro Alves, Camilo e Ana foram presos porque cometeram o crime do adultério. Na prisão, Camilo Castelo Branco escreveu um dos seus maiores romances: «Amor de perdição». Quando Manuel Pinheiro Alves morreu, os dois saíram da prisão. 
Na casa de Camilo, nós vimos muitas salas e a nossa guia mostrou-nos objetos que faziam parte do mobiliário daquela altura e aprendemos que Camilo jogava bilhar e às cartas com os amigos. Ele tinha um amigo que era cego e quando ele ia visitar Camilo, ele rasgava papeizinhos. Também vimos o quarto onde Camilo e Ana Plácido dormiam e descobrimos que eles dormiam separados por causa de Camilo escrever de noite sem incomodar a sua esposa e vimos lá um sanitário que era onde se fazia necessidades naquele tempo. 
Depois de irmos à cozinha fomos a um museu que tinha coisas de Camilo Castelo Branco que nós podíamos comprar. 
Passaram os anos e Camilo ficou cego. Foi lá um doutor que disse para ele ir para o Gerês. Camilo Castelo Branco pediu a Ana Plácido para acompanhar o doutor à porta e nesse espaço de tempo, Camilo suicidou-se com uma pistola. 
No museu, nós fizemos algumas perguntas à nossa guia e fomos embora para o autocarro muito mais curiosos por conhecer mais coisas sobre os nossos antepassados. 
Foi uma visita muito interessante porque aprendemos coisas novas.
Gonçalo Miranda, 4º ano, EB1 de Outiz





__________________
reportagem: Gonçalo Miranda
video: Vítor Barros
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos



Sem comentários: