terça-feira, 28 de outubro de 2014

a produção de vinho

Os meninos de Gondifelos foram conhecer como se fazem as vindimas, os meninos de Cavalões foram conhecer o resto do processo para ficar a saber como se produz o vinho de mesa.

Vejam a reportagem que eles fizeram sobre a sua visita à quinta da Deveza, em Cavalões:


"Entramos no outono e com esta estação chega o tempo das vindimas... 
A Quinta da Deveza abriu portas, no passado dia 2 de outubro, para receber os entusiasmados alunos da Escola de Cavalões. Ao longo do caminho, a vinha cercava e convidava todos a entrar. A viagem foi curta, mas divertida! 
Quando chegámos, fomos conhecer a nossa guia, a engenheira responsável e os outros trabalhadores da quinta. Era muito simpáticos! 
Feitas as apresentações, fomos esperar a chegada do trator com o atrelado carregado de uvas, provenientes de outras vinhas. Logo que o atrelado chegou, vimos a sua descarga e o processo de libertação do engaço. Aprendemos que o sumo que sai das uvas esmagadas se chama mosto. 
Para muitos meninos esta foi a primeira vez que visitaram uma quinta e foram à vindima. Todos acharam que foi muito divertido e que as uvas eram deliciosas. 
Na adega, vimos muitas pipas e cubas com as uvas a fermentar. Disseram-nos que este era um método romano de fazer o vinho. 
Já no final do processo, ainda pudemos ajudar a colocar o rótulo nas garrafas de vinho para serem embaladas e colocadas em paletes. 
Esta foi uma visita de estudo muito divertida e educativa, pois aprendemos a conhecer, um pouco, o processo de realização do vinho."

alunos do 4º ano, EB1 de Cavalões

Sem comentários: