terça-feira, 29 de julho de 2014

#29 - especial férias de verão (1ª parte)

Vigésimo nono episódio:

Os exames já passaram, as notas já saíram e, no meio das férias, queremos trazer-vos mais algumas imagens do final do nosso ano escolar. Esta é a primeira parte do “especial-férias” da ÍcaroTV!

Na escola de Gondifelos a turma do 3º ano decidiu inovar e criar para o dia da mãe uma prenda muito especial. Vejam e ouçam o que eles têm para partilhar convosco.
Os alunos do 4º 2 de Gondifelos elaboraram um “palavra-puxa-palavra” para homenagear as suas mães, nesta data tão especial. Foi um trabalho coletivo, da atividade de “Competências de Leitura e Escrita” em que os alunos partindo de uma palavra construíram um verso que dava a pista para o próximo. No final o fabuloso trabalho era constituído por uma original poesia que foi digitalizada por eles e mais tarde anexada ao trabalho para as mães. Os meninos adoraram e as mães ficaram todas babadas.

No dia 2 de junho as nossas escolas celebraram o dia mundial da criança de forma diferente e divertida.
Em Gondifelos, de manhã, cada professora com os seus alunos desenvolveu atividades diversificadas alusivas à comemoração. No ginásio da escola P3, houve uma leitura encenada do conto "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" de Luísa Ducla Soares com interpretação pela atriz Neusa Fangueiro. Este conto fala-nos de um Rei que decide gastar a sua fortuna na criação de uma biblioteca. Houve uma grande interação entre as crianças e as personagens e a tarde acabou com um saboroso gelado que apareceu quase por magia. Foi um dia intenso de atividades e emoções.

Em Cavalões, um elemento da Associação de Pais de Cavalões deslocou-se à escola para oferecer rebuçados a todas as crianças. As professoras sensibilizaram os alunos para a importância de respeitarem os seus direitos e deveres enquanto crianças. Na sala de aula, os alunos viram o powerpoint do livro “Os Direitos das Crianças” de Luísa Ducla Soares. No recreio, os alunos elaboraram um mural em papel de cenário, estampando as suas mãos e pés com tintas variadas para simbolizar a união de todos.

No início do período da tarde do dia 2 de junho os alunos, professores e auxiliares da escola EB1 de Outiz deslocaram-se a pé até à “Casa da Guia”, em Outiz para celebrar o “Dia Mundial da Criança”. Esta atividade foi realizada em conjunto com a creche “Nossa Senhora da Guia” de forma a valorizar o trabalho colaborativo entre escolas e a comunidade envolvente e dar a conhecer a escola a elementos exteriores ao agrupamento. Durante a tarde, os alunos tiveram a oportunidade de montar um pónei; brincar ao ar livre, em contacto com a natureza, juntamente com os colegas e crianças de outra escola; dançar; usufruir de insufláveis; brincar com o urso “Panda” e ao faz-de-conta através de pinturas faciais e dramatizações várias. Ao final da tarde chegou o momento do lanche partilhado. Aí todos ofereceram guloseimas e outros petiscos que os pais, atenciosamente, prepararam. No fim, deslocaram-se para a escola felizes e com vontade de repetir este dia.

No dia 28 de Maio realizou-se o IV Fórum AEG. Este ano o tema era “A Literacia e o Sucesso Escolar”. Foi uma atividade aberta a toda a comunidade educativa e que nós não pudemos deixar de reportar.
Ao longo de uma tarde dezenas de intervenientes discutiram e abordaram assuntos do interesse de todos, desde as atividades de promoção da leitura e da escrita até à literacia digital. Alguns dos mais importantes projetos do nosso agrupamento também foram apresentados. Vejam os que as nossas repórteres conseguiram descobrir.

Nas salas de aulas dos nossos colegas mais velhos o ensino experimental também voltou a estar em alta.


______
Guião: Lúcia Meira, Pedro Dias
Apresentação: Andreia (2º ano) e Rafael (4º ano) , EB1 de Outiz
Imagem: José Moreira e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

1 comentário:

maria antonia mamede disse...

Mais um episódio demonstrativo do trabalho que se vai fazendo na nossa escola e como se trabalha, mesmo em tempo de férias, não é Pedro?

Parabéns.