quarta-feira, 14 de maio de 2014

#28 - profissões, poesias e dentistas

Vigésimo oitavo episódio:

Os exames nacionais estão à porta e mesmo assim não paramos: temos uma emissão cheia de novidades para vos contar.

Na escola de Gondifelos os alunos do segundo ano estiveram a estudar as profissões e por isso as professoras convidaram os pais para vir à escola falar acerca do seu trabalho. Foram dezassete profissões diferentes que entraram na sala de aula, algumas com instrumentos de trabalho, farda, demonstrações, imagens no quadro interativo. Pela escola P3 de Gondifelos passaram: uma enfermeira, uma cabeleireira, uma comerciante, um pescador, um produtor de pneus, um motorista de pesados, um engenheiro civil, um carpinteiro/marceneiro,  uma costureira, professoras, um técnico de vendas, um técnico de instalações eléctricas e telecomunicações e um administrativo. Dezanove pessoas, disponibilizaram-se para vir à escola. Algumas delas, vieram no seu horário de descanso, fizeram uma direta após uma noite de trabalho. Foi excelente!

Na escola de Outiz, os alunos também tiveram a oportunidade de ficar a conhecer alguns profissionais: passaram pela sala de aulas uma gestora de empresas, uma supervisora, um cantor profissional, uma contabilista e até um carteiro! As crianças adoraram ficar a conhecer melhor estas profissões e aprenderam muito sobre aquilo que os pais fazem.

Ao longo das últimas semanas, as nossas escolas têm sido visitadas pela equipa de dentistas estagiários da CESPU. Estas visitas estão ligadas ao projeto de saúde oral que todas as escolas estão a implementar. Assim sendo, os dentistas vieram relembrar os cuidados que se devem ter com os dentes, a forma correta de lavar os dentes e a alimentação que nos garante uma dentição mais saudável. No final eles ficaram impressionados com os cuidados que os alunos já têm e com o hábito de lavar os dentes depois das refeições na escola. Foi uma manhã muito bem passada na companhia destes futuros dentistas!

A poesia andou pelo ar nos momentos de “Competências de Leitura e Escrita”,  e os alunos do 1º e 2º ano de Outiz não quiseram deixar passar este momento sem partilhar convosco algumas das suas poesia favoritas.

______
Guião: Lúcia Meira, Pedro Dias
Apresentação: Fábio e Débora (3º ano, EB1 de Gondifelos)
Imagem: Adelina Oliveira, José Moreira e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: