segunda-feira, 24 de março de 2014

Visita ao museu da indústria têxtil

Os alunos do 1º e 2º ano da escola EB1 de Outiz voltaram a participar em mais uma "maleta pedagógica". Desta vez foram conhecer o museu da indústria têxtil, em Calendário.

A visita começou na manhã do dia 26 de fevereiro com a chegada dos técnicos da equipa responsável pelas maletas pedagógicas que apresentaram uma história introdutória do museu e dos temas que este procura desenvolver.
Ao longo de quase uma hora o senhor Marco explicou como viviam os operários fabris e as suas famílias. Os alunos ficaram a conhecer algumas das máquinas e objetos que faziam parte do dia-a-dia das pessoas que viviam no vale do Ave há muitos anos atrás.

Durante a tarde os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer, tocar e sentir de perto as máquinas, as matérias-primas e as condições de trabalho de muitos milhares de operários que passaram pelo vale do Ave e que fizeram da indústria têxtil aquilo que ela foi e é hoje em dia.

Com muita simpatia os técnicos do museu aceitaram no final da visita responder a algumas perguntas feitas pelos alunos, vejam como foi:

Sem comentários: