terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O Magusto em Cavalões


No passado dia 11 foi dia de S. Martinho e nenhuma escola deixou passar o dia sem o seu Magusto.

Em Cavalões o dia acordou solarengo. São Pedro e São Martinho fizeram umas tréguas e os dias de chuva deram lugar a um sol radioso e quentinho.  São Martinho estava em festa, comemorava o seu dia e nós, aqui na escola, também quisemos participar nos festejos com diversas atividades alusivas a este dia.

Da parte da manhã visualizamos a tradicional lenda de São Martinho, no quadro interactivo, e dedicamos algum tempo à expressão plástica. Fizemos cartuchos para aconchegar as castanhas quentinhas que iriamos assar mais tarde.  Enfeitamos os cartuchos com a "Maria Castanha" e cada um de nós completou o trabalho com enfeites a seu gosto.  Para completar as "brincadeiras" da manhã cantamos uma canção alusiva a este dia.

À tarde, com a colaboração de alguns pais, assaram-se as castanhas num fogareiro para estas ficarem menos enfarruscadas e não nos sujarem as mãozinhas delicadas. Enquanto o perfume das castanhas assadas pairava no ar, fizemos uma fogueira com caruma para que todos pudéssemos pôr à prova a nossa capacidade de saltar sem nos queimarmos. Depois das castanhas assadas todos se deliciaram com este fruto do outono tão saboroso e perfumado. Para ajudar a empurrar as castanhas bebemos sumo de laranja.

Já o sol começava a querer fugir quando nós começamos a saltar à fogueira. No fim, com a cinza que restou enfarruscamo-nos todos de tal maneira que quase só se viam os olhos.

Foi sem dúvida um dia diferente e bastante divertido.
___
imagem: José Oliveira
edição: José Oliveira
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Sem comentários: