segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ícaro TV - 15: o final do segundo período!

Décimo quinto episódio:
Este é o episódio especial das férias da Páscoa!

Como os alunos estão de férias, não quisemos deixar passar esta altura sem mostrar como foram os últimos dias de aulas do segundo período.

Logo na segunda-feira dia 19, terminamos os trabalhos para oferecer aos pais. Os alunos de todas as escolas com a ajuda dos professores titulares ou dos professores de Expressões construíram belos presentes para oferecer aos seus pais neste dia tão importante para eles.

Este dia também não foi esquecido nas aulas de Educação Moral Religiosa e Católica. O professor Lino Barbosa, em conjunto com as várias turmas criou estes vídeos que mostram os trabalhos realizados pelos nossos alunos nesta época tão importante.
Podem ver mais vídeos e trabalhos no blogue da disciplina em www.emrcgondifelos.blogspot.com!

Poucos dias depois estava a chegar a primavera e o dia da árvore. Ora, o início da primavera também foi comemorado pelos alunos de Gondifelos. Com um tempo maravilhoso eles foram fazer plantações na horta biológica da escola. Todos ajudaram a tirar ervas daninhas, a sachar a terra, a plantar alfaces e alho francês, a regar. Esperam agora que tudo cresça para fazer uma boa sopa na cantina da escola.
Também aproveitaram o dia para embelezar o recreio com canteiros de amores... e como tudo na vida, às vezes é uma questão de jeito.

No dia 21, dia da árvore, a turma do 3º ano da escola de Gondifelos, fez a transplantação das espécies de árvores semeadas no dia da floresta autóctone. As sementes germinaram e agora precisavam de mais espaço para as árvores crescerem. O castanheiro, a nogueira e os carvalhos foram plantados em recipientes maiores. Os alunos trataram de tudo...

E com o fim da semana a aproximar-se, estava a chegar a altura de celebrar a comunhão pascal.
Os alunos da escola e do jardim de infância de Outiz juntaram-se para celebrar a Comunhão Pascal na sua igreja. Foi uma excelente oportunidade para alguns meninos conhecerem a igreja de Outiz que esteve fechada durante muito tempo para obras de melhoramento. Agora Está muito bonita e acolhedora!
A cerimónia começou com um cortejo em direção à igreja onde o Sr. Pe. Daniel e as crianças tiveram a oportunidade de pisar um magnífico tapete de flores feito de propósito para a ocasião pelas mães dos alunos.
Durante a cerimónia as crianças participaram ativamente com oferendas e cânticos e fazendo as leituras, para delícia dos pais e professores presentes.
O Sr. Pe. Daniel mostrou um filme sobre a ressurreição e explicou aos meninos o porquê desta festa. Esta missa foi abrilhantada também pelos cânticos dos meninos do 3º e do 4º ano e pelo acompanhamento a violino feito pela professora de música Rita Azevedo.
No final, todos quisemos tirar uma fotografia para recordar este momento tão especial.
Depois, e como ainda não era a hora do almoço, todas as crianças juntaram-se no parque do jardim de infância para brincar e conviver. Os irmãos, primos e amigos de Outiz finalmente estavam todos juntos a brincar!
À tarde, em Outiz, também houve mais atividades especiais. Segundo uma tradição da escola, realizou-se o concurso de ovos de páscoa. Os alunos em casa ou na escola pintaram e realizaram os ovos mais imaginativos e originais que se pode imaginar. Vejam:

Em Gondifelos os alunos do pré-escolar ao nono ano também celebraram a comunhão pascal.
Logo pela manhã, com a coordenação do professor Rui Nuno, alguns alunos e pais construíram um magnífico tapete de flores para embelezar o cortejo que começou na escola-sede e terminou na igreja.
A cerimónia começou às 11:30h com a introdução do Sr. Pe. David e do Sr. Pe. Paulino. Depois toda a comunidade educativa seguiu para a igreja onde já os esperava o coro, formado pelos alunos do nosso agrupamento e ensaiados pela professora Sandra Costa.
A cerimónia decorreu calma e primorosamente. As leituras foram esmeradas e o ofertório reuniu crianças de todos os anos e no final todos saíram contentes.
Depois da cerimónia cada turma rumou de novo à escola onde tinham à sua espera mesas fartas para um almoço partilhado. Cada um trouxe um pouquinho de comida que partilhado com os amigos e colegas chegou para todos!
À tarde foi também a altura ver e avaliar os ovos de páscoa dos colegas do segundo e terceiro ciclo pois estes também fizeram um concurso.

E foi assim com muita alegria e boa disposição que chegou ao fim este segundo período.
_____
guião: Adelina Oliveira e Pedro Dias
narração: Pedro Dias
imagens: Adelina Oliveira, José Moreira e Pedro Dias
edição: Pedro Dias

2 comentários:

maria antonia disse...

Parabéns, mais uma vez, estão sempre com as notícias atualizadas, mantendo toda a comunidade educativa informada.Seria muito interessante se docentes de outros niveis de ensino também participassem na vossa Ícaro tv. Continuem a divulgar o vosso trbalho e a voar mais alto.

Pedro disse...

Olá Antónia!
Temos todo o prazer em incluir os outros ciclos. Contudo, para isso, precisamos da vossa ajuda e sugestões (somos poucos e o tempo é escasso)...
Se tiverem atividades ou trabalhos falem comigo ou com o Zé.
Não se esqueçam também das autorizações dos pais e podem aparecer num próximo episódio!

Boa Páscoa!